Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Notícias
VIVÊNCIA PARA O II DOMINGO DO ADVENTO
2017-12-09 11:07:00

II DOMINGO DO ADVENTO
#SouIgrejaDoméstica

PREPARO
 
EVANGELHO
MC 1, 1-8

Evangelho de Nosso Senhor Jesus
Cristo segundo São Marcos
Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: «Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». Apareceu João Baptista no deserto, a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo». Palavra da salvação.
 

REFLEXÃO
O desejo de que Deus enviasse um messias para salvar o povo cresceu no povo hebreu como uma pequena semente, que é lançada, regada e só mais tarde se torna visível. O tempo que antecedeu a vinda de Jesus foi de esperança, acompanhada de súplicas incessantes a Deus. Do mesmo modo, neste tempo de Advento, sigamos as palavras de São João Batista: «Preparei o caminho do Senhor» e preparemos a vinda de Jesus. Em especial na família, que está tão abalada e exposta às vicissitudes, deixemos entrar a Palavra de Deus para a manter firme e propícia à geração de vida e amor. Também na pequena Igreja Doméstica todos, desde os mais novos aos mais idosos, são responsáveis pela estabilidade e pela vida que nela se gera.

ORAÇÃO
Senhor Deus, quem providenciais às necessidades de cada homem e mulher, olhai com especial bondade para as nossas famílias, de modo que cheguem a contemplar a beleza e a estabilidade do amor.

ATITUDE PESSOAL
#SouIgrejaDoméstica… por isso, também sou responsável pelo bem-estar na minha família. Sou essa Igreja sempre que preparo o caminho para que a minha família descubra como é bom vivermos juntos, em paz, em família.

COMPROMISSO
#SouIgrejaDoméstica… por isso, diz-nos a CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), na Carta Pastoral “A família, esperança da Igreja e do mundo”: «é na Igreja doméstica que eles [filhos], educados pela piedade dos pais, aprendem a importância da oração e da confiança incondicional no amor providente de Deus; é no enquadramento familiar que eles, despertados pela fé e pelo compromisso eclesial dos pais, tomam consciência da sua fé, do seu batismo, da sua pertença à Igreja e da sua missão no mundo».
Esta semana vou procurar saber o dia do meu batismo e meditar na minha fé e na minha missão neste mundo.
TODAS AS NOTÍCIAS
Mensagem do Pároco para o XXIV Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-09-15 14:44:00
Mensagem do Pároco para o XXIII Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-09-08 10:00:00
Mensagem do Pároco para o XXII Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-08-31 15:28:00
Mensagem do Pároco para o XXI Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-08-24 15:55:00
Mensagem do Pároco para o XX Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-08-18 18:23:00
Mensagem do Pároco para o XIX Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-08-11 16:34:00
Mensagem do Pároco para o XVIII Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-08-04 19:01:00
Mensagem do Pároco para o XVII Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-07-28 20:37:00
Mensagem para o XVI Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-07-21 13:51:00
Mensagem do Pároco para o XV Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-07-15 09:53:00
Mensagem do Pároco para ...
2018-09-15 14:44:00 “E vós, quem dizeis que Eu sou?” - é esta a pergunta que Jesus dirige continuamente a cada um de nós. Ele recorda-nos que todo aquele que O reconhece como o “Messias” deve renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-l’O. Isto significa que o cristão deve fazer da sua vida uma vida de entrega constante a Deus e aos outros.
Mensagem do Pároco para ...
2018-09-08 10:00:00 Neste domingo contemplamos, na Liturgia da Palavra, no gesto de amor por parte de Jesus para com um homem surdo. Através deste gesto, Jesus demonstra-nos que Deus, cheio de amor, não abandona os Homens à sua sorte nem os deixa adormecer em esquemas de comodismo e de instalação, mas, a cada instante, vem ao seu encontro e desafia-os a ir mais além.
Mensagem do Pároco para ...
2018-08-31 15:28:00 A verdadeira religião apresentada por Jesus é a que se constrói na base do amor autêntico, esse amor que cresce no nosso coração, desta forma a verdadeira preocupação do crente deve ser moldar o seu coração, a fim de que os seus sentimentos, os seus desejos, os seus pensamentos, os seus projetos, as suas decisões se concretizem, no dia a dia, na escuta atenta dos desafios de Deus e no amor aos irmãos.
Tempo Viana do Castelo