Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Notícias
VIVÊNCIA PARA O III DOMINGO DO ADVENTO
2017-12-15 22:32:00

III DOMINGO DO ADVENTO

#SouIgrejaParoquial

 “ACREDITO
 

EVANGELHO

JO 1, 6-8.19-28

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São JoÃO

Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem: «Quem és tu?». Ele confessou a verdade e não negou; ele confessou: «Eu não sou o Messias». Eles perguntaram-lhe: «Então, quem és tu? És Elias?». «Não sou», respondeu ele. «És o Profeta?». Ele respondeu: «Não». Disseram-lhe então: «Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?». Ele declarou: «Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías». Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: «Então, porque baptizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?». João respondeu-lhes: «Eu baptizo na água, mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias». Tudo isto se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava a baptizar. Palavra da salvação.

 

 

REFLEXÃO

João Batista, o enviado por Deus para dar testemunho da luz a fim de que todos acreditassem, declara-se a voz do que clama no deserto: «endireitai o caminho do Senhor», numa atitude humilde e paciência. Este homem encarregou-se de preparar as condições necessárias para a vinda de Jesus Cristo, e empenhou-se em despertar a fé do povo pelo sinal do batismo na água. João pretendia despertar a fé do povo no Messias que estava para vir.

A comunidade paroquial é o principal espaço onde se desenvolve e alimenta a fé em Jesus Cristo. É o espaço onde se vive, ensina e transmite a fé no Filho de Deus e onde todos são batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Por isso, formam uma só comunidade e uma só família. Também a transmissão da fé, daquilo em que acreditamos, está nas mãos de cada comunidade, sempre com atitude humildade e paciente.

 

Oração

Agradecemos por todos aqueles que se dedicam a transmitir a fé em Jesus Cristo, catequistas, religiosos, sacerdotes, bispos. Tantos homens e mulheres que ao longo da história testemunharam a fizeram acreditar em Jesus Cristo, e com isto ajudaram a construir muitas comunidades e a Igreja.

 

Atitude pessoal

#SouIgrejaParoquial… por isso, acredito no testemunho das pessoas com as quais convivo na minha paróquia e reconheço o importante papel dos evangelizadores (padres, religiosos e religiosas, catequistas, etc) e vou manifestar-lhes a nossa gratidão.

 

COMPROMISSO

Durante esta semana vou deixar contagiar-me e ver no outro o Rosto de Jesus.

Vou continuar a responder ao apelo do meu pároco e levar para a Eucaristia do próximo fim de semana outro bem essencial para partilhar com as crianças e jovens do “Benjamim” - Centro de Acolhimento Temporário da APPACDM.

Posso levar: Desodorisante ou Shampô ou gel para o cabelo.

TODAS AS NOTÍCIAS
Mensagem do Pároco para o XXIV Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-09-15 14:44:00
Mensagem do Pároco para o XXIII Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-09-08 10:00:00
Mensagem do Pároco para o XXII Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-08-31 15:28:00
Mensagem do Pároco para o XXI Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-08-24 15:55:00
Mensagem do Pároco para o XX Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-08-18 18:23:00
Mensagem do Pároco para o XIX Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-08-11 16:34:00
Mensagem do Pároco para o XVIII Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-08-04 19:01:00
Mensagem do Pároco para o XVII Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-07-28 20:37:00
Mensagem para o XVI Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-07-21 13:51:00
Mensagem do Pároco para o XV Domingo do Tempo Comum
Data de publicação:
2018-07-15 09:53:00
Mensagem do Pároco para ...
2018-09-15 14:44:00 “E vós, quem dizeis que Eu sou?” - é esta a pergunta que Jesus dirige continuamente a cada um de nós. Ele recorda-nos que todo aquele que O reconhece como o “Messias” deve renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-l’O. Isto significa que o cristão deve fazer da sua vida uma vida de entrega constante a Deus e aos outros.
Mensagem do Pároco para ...
2018-09-08 10:00:00 Neste domingo contemplamos, na Liturgia da Palavra, no gesto de amor por parte de Jesus para com um homem surdo. Através deste gesto, Jesus demonstra-nos que Deus, cheio de amor, não abandona os Homens à sua sorte nem os deixa adormecer em esquemas de comodismo e de instalação, mas, a cada instante, vem ao seu encontro e desafia-os a ir mais além.
Mensagem do Pároco para ...
2018-08-31 15:28:00 A verdadeira religião apresentada por Jesus é a que se constrói na base do amor autêntico, esse amor que cresce no nosso coração, desta forma a verdadeira preocupação do crente deve ser moldar o seu coração, a fim de que os seus sentimentos, os seus desejos, os seus pensamentos, os seus projetos, as suas decisões se concretizem, no dia a dia, na escuta atenta dos desafios de Deus e no amor aos irmãos.
Tempo Viana do Castelo