III DOMINGO DO ADVENTO
#SouIgrejaParoquial
“ACREDITO”
EVANGELHO
JO 1, 6-8.19-28
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São JoÃO
Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem: «Quem és tu?». Ele confessou a verdade e não negou; ele confessou: «Eu não sou o Messias». Eles perguntaram-lhe: «Então, quem és tu? És Elias?». «Não sou», respondeu ele. «És o Profeta?». Ele respondeu: «Não». Disseram-lhe então: «Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?». Ele declarou: «Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías». Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: «Então, porque baptizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?». João respondeu-lhes: «Eu baptizo na água, mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias». Tudo isto se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava a baptizar. Palavra da salvação.
REFLEXÃO
João Batista, o enviado por Deus para dar testemunho da luz a fim de que todos acreditassem, declara-se a voz do que clama no deserto: «endireitai o caminho do Senhor», numa atitude humilde e paciência. Este homem encarregou-se de preparar as condições necessárias para a vinda de Jesus Cristo, e empenhou-se em despertar a fé do povo pelo sinal do batismo na água. João pretendia despertar a fé do povo no Messias que estava para vir.
A comunidade paroquial é o principal espaço onde se desenvolve e alimenta a fé em Jesus Cristo. É o espaço onde se vive, ensina e transmite a fé no Filho de Deus e onde todos são batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Por isso, formam uma só comunidade e uma só família. Também a transmissão da fé, daquilo em que acreditamos, está nas mãos de cada comunidade, sempre com atitude humildade e paciente.
Oração
Agradecemos por todos aqueles que se dedicam a transmitir a fé em Jesus Cristo, catequistas, religiosos, sacerdotes, bispos. Tantos homens e mulheres que ao longo da história testemunharam a fizeram acreditar em Jesus Cristo, e com isto ajudaram a construir muitas comunidades e a Igreja.
Atitude pessoal
#SouIgrejaParoquial… por isso, acredito no testemunho das pessoas com as quais convivo na minha paróquia e reconheço o importante papel dos evangelizadores (padres, religiosos e religiosas, catequistas, etc) e vou manifestar-lhes a nossa gratidão.
COMPROMISSO
Durante esta semana vou deixar contagiar-me e ver no outro o Rosto de Jesus.
Vou continuar a responder ao apelo do meu pároco e levar para a Eucaristia do próximo fim de semana outro bem essencial para partilhar com as crianças e jovens do “Benjamim” - Centro de Acolhimento Temporário da APPACDM.
Posso levar: Desodorisante ou Shampô ou gel para o cabelo.