Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Notícias
Mensagem do Pároco para o IX Domingo do Tempo Comum
2018-06-02 14:13:00

A liturgia deste domingo convida-nos a refletir sobre a celebração do Dia do Senhor, sábado para os judeus, domingo para os cristãos, fazendo memória da ação criadora e redentora de Deus para com o seu Povo.

A primeira leitura de hoje recorda a Israel a dolorosa experiência do Egipto e a intervenção libertadora de Deus, fazendo compreender que o sábado é um presente de Deus para cada pessoa, mas sobretudo para quem é mais fraco, o trabalhador dependente.

Na segunda leitura, Paulo reconhece a sua fraqueza, mas interpreta-a como sinal de que Deus o escolheu como instrumento de salvação. O Evangelho é um tesouro precioso, mas é carregado em vasos de barro. O Barro não tem as qualidades do ouro ou outros materiais preciosos, é frágil, não tem grande valor e ainda para mais é suja.

Paulo sente-se um vaso de barro: sabe que tem defeitos e carências, mas tem a certeza que Deus lhe entregou um grande tesouro e o convidou a levar a todos a riqueza do Evangelho. O Senhor comporta-se deste modo para evitar que as pessoas, fascinadas pelo esplendor do recipiente, descurem o conteúdo.  

No evangelho, Jesus não retira qualquer importância ao sábado, enquanto dia consagrado a Deus, mas redireciona-o de modo a voltar à intuição inicial da Lei de Moisés, uma vez que «o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado». Não está em causa uma interpretação libertina ou relativista do sábado, mas fazer dele o dia da relação com Deus que vem em auxílio de quem está em necessidade. Uma boa interpretação leva a que o sábado esteja sempre ao serviço do homem, para fazer bem e salvar a vida; se, de facto, Jesus é o senhor do sábado, é para o recolocar ao serviço do homem e da salvação da vida.

Dia do Senhor foi feito para o homem, não para fazer do homem um escravo. É um convite a vivermos não do preceito, mas da Lei que assumimos no nosso coração.

TODAS AS NOTÍCIAS
Exposição Cristo
Data de publicação:
2013-03-16 12:23:00
Ano da Fé
Data de publicação:
2012-09-30 14:08:00
Mensagem do Pároco para ...
2018-07-15 09:53:00 A liturgia deste Domingo recorda-nos que Deus atua na história do mundo através de homens e mulheres concretos, que Ele chama e envia como suas testemunhas.
Mensagem do Pároco para ...
2018-07-07 16:00:00 \"A liturgia deste domingo revela que Deus chama, continuamente, pessoas para serem testemunhas no mundo do seu projeto de salvação. Não interessa se são frágeis e limitadas; a força de Deus revela-se através da fraqueza e da fragilidade desses instrumentos humanos que Deus escolhe e envia.\"
Mensagem do Pároco para ...
2018-06-30 16:59:00 É pela fé que nos podemos aproximar de Jesus, fé que, nos sacramentos, nos leva a ver o prolongamento dos gestos do Senhor no meio dos homens.
Tempo Viana do Castelo