Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Notícias
Mensagem do Pároco para o X Domingo do Tempo Comum - Ano B
2018-06-09 16:01:00

A liturgia deste X domingo do tempo comum convida-nos a sentirmo-nos parte integrante do projeto de Deus que nos afasta do pecado e nos oferece a salvação.

A primeira leitura apresenta-nos a história do chamado «pecado original». É importante recordar que cada criatura tem, no projeto de Deus, um significado e um fim próprios, é parte de uma obra-prima, é como um elemento de um mosaico esplendido que o ser humano, em harmonia e na colaboração com o criador é chamado a compor. Só que, desde o início, entrou em cena a “serpente” que convenceu o ser humano a ultrapassar os limites, a colocar de lado o projeto do criador e a inventar um projeto novo. Tal decisão levou-o a afastar-se de Deus “tive medo” e dos irmãos “a mulher que me destes por companheira deu-me do fruto da árvore e eu comi”.  Em síntese, o texto procura chamar-nos ao sentido da existência, deixando claro que todos somos chamados a não pactuar com o mal e a estar de sobreaviso diante das tentações do Maligno.

A segunda leitura mostra-nos Paulo exteriormente desgastado, fruto das lutas que constantemente teve que suportar por amor a Cristo, mas apesar desse desgaste interior, ele sente o crescimento do homem novo destinado a permanecer para sempre.

O evangelho deste X Domingo revela-nos, a identidade de Jesus a dois níveis: por um lado, Jesus define-se pela total ligação a Deus e à sua vontade, a ponto de considerar sua família quem estiver nessa mesma atitude; por outro lado, define-se ainda pela total separação e diferenciação do Demónio-Satanás. Aliás a sua missão é, nos termos da parábola, entrar em casa do «homem forte» que é o demónio, «amarrá-lo», impedindo-o de continuar a sua ação, e «roubar-lhe os bens», ou seja, retirar do seu poder todos os que eram sua propriedade.

TODAS AS NOTÍCIAS
Exposição Cristo
Data de publicação:
2013-03-16 12:23:00
Ano da Fé
Data de publicação:
2012-09-30 14:08:00
Mensagem do Pároco para ...
2018-07-15 09:53:00 A liturgia deste Domingo recorda-nos que Deus atua na história do mundo através de homens e mulheres concretos, que Ele chama e envia como suas testemunhas.
Mensagem do Pároco para ...
2018-07-07 16:00:00 \"A liturgia deste domingo revela que Deus chama, continuamente, pessoas para serem testemunhas no mundo do seu projeto de salvação. Não interessa se são frágeis e limitadas; a força de Deus revela-se através da fraqueza e da fragilidade desses instrumentos humanos que Deus escolhe e envia.\"
Mensagem do Pároco para ...
2018-06-30 16:59:00 É pela fé que nos podemos aproximar de Jesus, fé que, nos sacramentos, nos leva a ver o prolongamento dos gestos do Senhor no meio dos homens.
Tempo Viana do Castelo