Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Notícias
Mensagem do Pároco para o XIV Domingo do Tempo Comum - ano B
2018-07-07 16:00:00

Na primeira leitura encontramos o relato da vocação do profeta Ezequiel. Mais uma vez concluímos que a vocação profética surge do chamamento de Deus, “desde o seio materno”. O profeta tem a missão de anunciar a Palavra de Deus a todos os Homens. Através dele, Deus dirige-nos as Suas propostas e propõe aos Homens um caminho que os leva a viver em relação com Deus.

Na segunda leitura, Paulo recorda à comunidade de Corinto que Deus não gosta de “dar nas vistas” pois não utiliza métodos espetaculares, poderosos, majestosos, que se impõem de forma avassaladora e que deixam uma marca de estupefação e de espanto na memória dos povos, mas, quase sempre, Deus utiliza a fraqueza, a debilidade, a fragilidade, a simplicidade para nos dar a conhecer os seus caminhos. Exemplo claro disso é a própria pessoa de Paulo, frágil, mas ele não se deixa vencer pela fragilidade, por isso afirma: “quando sou fraco, então é que sou forte”.

No Evangelho vemos que à medida que o “caminho do Reino” vai avançando, vão-se multiplicando as oposições e incompreensões face ao projeto que Jesus anuncia. Hoje são os conterrâneos de Jesus que têm imensa dificuldade em perceber como Jesus adquiriu tanto poder e tanta sabedoria, pois para eles, Ele é o “carpinteiro, Filho de Maria”. Eles decidiram que sabiam tudo sobre Deus e que Deus não podia estar no humilde carpinteiro que eles conheciam bem. Esperavam um Deus forte e majestoso, que se havia de impor de forma estrondosa, e assombrar os inimigos com a sua força; e Jesus era o oposto da imagem que eles tinham criado de Deus.

Apesar de tudo, Jesus continua fiel aos planos do Pai, anunciando o Reino de Deus. 

TODAS AS NOTÍCIAS
Exposição Cristo
Data de publicação:
2013-03-16 12:23:00
Ano da Fé
Data de publicação:
2012-09-30 14:08:00
Mensagem do Pároco para ...
2018-07-15 09:53:00 A liturgia deste Domingo recorda-nos que Deus atua na história do mundo através de homens e mulheres concretos, que Ele chama e envia como suas testemunhas.
Mensagem do Pároco para ...
2018-07-07 16:00:00 \"A liturgia deste domingo revela que Deus chama, continuamente, pessoas para serem testemunhas no mundo do seu projeto de salvação. Não interessa se são frágeis e limitadas; a força de Deus revela-se através da fraqueza e da fragilidade desses instrumentos humanos que Deus escolhe e envia.\"
Mensagem do Pároco para ...
2018-06-30 16:59:00 É pela fé que nos podemos aproximar de Jesus, fé que, nos sacramentos, nos leva a ver o prolongamento dos gestos do Senhor no meio dos homens.
Tempo Viana do Castelo