A primeira leitura mostra-nos a importância que a Palavra de Deus deve ter na vida da comunidade. A Comunidade congrega-se à volta da Palavra, esta é proclamada dignamente e de forma solene. Os que a escutam deixam tocar-se por ela, que é eficaz e geradora de vida nova. Finalmente, tudo termina numa grande festa: o dia “consagrado ao Senhor” é um dia de alegria e de festa para a comunidade que se alimentou da Palavra.
Na segunda leitura, Paulo apresenta-nos o modelo de uma comunidade unida e alimentada pela Palavra de Deus. O corpo de Cristo é, verdadeiramente, a comunidade que nasce da Palavra e que se alimenta da Palavra. Diante da Palavra criadora e vivificadora que Deus dirige à comunidade, esta transforma-se numa família de irmãos, onde os dons de Deus são repartidos e postos ao serviço do bem comum, numa verdadeira comunhão e solidariedade.
Nestes Domingos do Tempo Comum e até ao fim do ano litúrgico, será São Lucas, médico, amigo de São Paulo, e exímio historiador, a conduzir-nos neste olhar para Jesus, na escuta da Palavra. Hoje tem início a proclamação deste Evangelho, com a introdução do mesmo e a apresentação de Jesus, o Ungido do Senhor para a missão. Nós, como o Povo de Deus, diante do Livro da Lei, aberto diante dos nossos olhos, levantamo-nos para aclamar o Senhor, que hoje nos fala!