Mensagem do Pároco para o XX Domingo do Tempo Comum

Na primeira leitura encontramos o profeta Jeremias que tem por missão anunciar o fim do reino de Judá. Essa missão será bastante exigente pois o anúncio provoca o ódio dos chefes e a desconfiança do Povo de Jerusalém.

O profeta vai cumprir a missão que Deus lhe confiou, doa a quem doer. Ele sabe que a missão profética não é um concurso de popularidade, mas um testemunhar, com verdade e coerência, os projetos de Deus.

A segunda leitura recorda a todos os cristãos que o nosso “caminho” não é um passeio fácil e descontraído, mas um “caminho” duro e difícil, que exige de cada um coragem para vencer os obstáculos, capacidade de luta para enfrentar a oposição, compromissos profundos e radicais.

Neste sentido o cristão torna-se num atleta que não olha a esforços para chegar à meta e alcançar a vitória, que é Cristo. 

No Evangelho somos convidados a refletir sobre a missão de Jesus. E num tempo com tanto calor, onde infelizmente ocorrem tantos incêndios florestais, Jesus hoje também nos define a Missão como “lançar fogo à terra”, a fim de que desapareçam o egoísmo, a escravidão, o pecado e nasça o mundo novo – o “Reino”. Mas Jesus lança o “Alerta Vermelho”, ao anúncio do Reino, que trará divisão, pois é uma proposta exigente e radical, que provocará a oposição de muitos; mas Jesus aceita mesmo enfrentar a morte, para que se realize o plano do Pai e o mundo novo se torne uma realidade palpável.

258 921 413
paroquia.caminha@sapo.pt
 
Últimas Notícias
Calendário
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jul0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts

facebook