Mensagem do Pároco para o XX Domingo do Tempo Comum

Na primeira leitura encontramos o profeta Jeremias que tem por missão anunciar o fim do reino de Judá. Essa missão será bastante exigente pois o anúncio provoca o ódio dos chefes e a desconfiança do Povo de Jerusalém.

O profeta vai cumprir a missão que Deus lhe confiou, doa a quem doer. Ele sabe que a missão profética não é um concurso de popularidade, mas um testemunhar, com verdade e coerência, os projetos de Deus.

A segunda leitura recorda a todos os cristãos que o nosso “caminho” não é um passeio fácil e descontraído, mas um “caminho” duro e difícil, que exige de cada um coragem para vencer os obstáculos, capacidade de luta para enfrentar a oposição, compromissos profundos e radicais.

Neste sentido o cristão torna-se num atleta que não olha a esforços para chegar à meta e alcançar a vitória, que é Cristo.

No Evangelho somos convidados a refletir sobre a missão de Jesus. E num tempo com tanto calor, onde infelizmente ocorrem tantos incêndios florestais, Jesus hoje também nos define a Missão como “lançar fogo à terra”, a fim de que desapareçam o egoísmo, a escravidão, o pecado e nasça o mundo novo – o “Reino”. Mas Jesus lança o “Alerta Vermelho”, ao anúncio do Reino, que trará divisão, pois é uma proposta exigente e radical, que provocará a oposição de muitos; mas Jesus aceita mesmo enfrentar a morte, para que se realize o plano do Pai e o mundo novo se torne uma realidade palpável.