Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Notícias
Mensagem para a Solenidade do Nascimento de São João Batista
2018-06-23 12:15:00

Na primeira leitura encontramos o relato da vocação do “Servo” de Deus. Este relato é o exemplo claro de todo a vocação profética. Todo o profeta é chamado por Deus, “desde o seio materno”, com a missão de anunciar a Palavra de Deus a todos os Homens. Através dele, Deus dirige-nos as suas propostas e propõe aos Homens um caminho que os leva a viver em relação com Deus. Essa Palavra de Deus que sai da boca do profeta não é palavra humana, mas Palavra de Deus; é por isso que o profeta afirma que Deus tornou a sua boca como “uma espada afiada”, ou uma “uma seta penetrante”. O profeta tem a certeza que, apesar de todos obstáculos que encontra ao longo da missão, Deus o protege e o recompensa. Deus fará dele “a luz das nações” para que a salvação chegue até aos confins da terra.

Na segunda leitura, retirada dos Actos dos Apóstolos, Paulo fala-nos de João Batista, o profeta escolhido por Deus, que prepara o povo para a vinda de Jesus proclamando um batismo de penitência. João Batista avisa o povo que ele não é o messias, mas Ele virá e quando vier, o profeta não se sentirá digno de lhe desatar a correia das sandálias.  

No Evangelho segundo São Lucas, saboreamos todos os encantos do nascimento de João Batista e concluímos que João é um homem de Deus, que tem uma missão muito própria e torna-se um sinal da presença de Deus no meio do seu Povo. João Batista é o profeta escolhido por Deus, da qual a vida tem origem em Deus, cuja vocação só faz sentido à luz de Deus, o alimento é o próprio Deus e cujas palavras são palavras de Deus.

A exemplo de São João Batista tornemo-nos Homens de Deus, profetas do nosso tempo, da qual a vida é marcada pelo amor de Deus.

TODAS AS NOTÍCIAS
Exposição Cristo
Data de publicação:
2013-03-16 12:23:00
Ano da Fé
Data de publicação:
2012-09-30 14:08:00
Mensagem do Pároco para ...
2018-07-15 09:53:00 A liturgia deste Domingo recorda-nos que Deus atua na história do mundo através de homens e mulheres concretos, que Ele chama e envia como suas testemunhas.
Mensagem do Pároco para ...
2018-07-07 16:00:00 \"A liturgia deste domingo revela que Deus chama, continuamente, pessoas para serem testemunhas no mundo do seu projeto de salvação. Não interessa se são frágeis e limitadas; a força de Deus revela-se através da fraqueza e da fragilidade desses instrumentos humanos que Deus escolhe e envia.\"
Mensagem do Pároco para ...
2018-06-30 16:59:00 É pela fé que nos podemos aproximar de Jesus, fé que, nos sacramentos, nos leva a ver o prolongamento dos gestos do Senhor no meio dos homens.
Tempo Viana do Castelo